quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Índia, um país que cresce sem violência

Visitar a Índia de norte ao sul, é como entrarmos num mundo a parte, único e peculiar. Mesmo inserida na irremediável globalização mundial, a Índia consegue uma harmonia visível entre o tradicional e o contemporâneo. Vive as mudanças que o mundo todo tem presenciado, mas ainda consegue se firmar em suas mais antigas raízes.

Talvez, seja esta a característica primordial que faz deste país uma terra exoticamente cultural.
Uma característica fascinante no modo de vida de seu povo em geral, é o respeito ao próximo e a vida humana. O que faz de um país de mais 1,2 bilhão de habitantes, o segundo maior do mundo, conviver sem a tenebrosa nuvem cinza que assusta o mundo, chamada violência.


Para um turista brasileiro, novato na Índia, a sensação que temos é que no meio à confusão congestionada de uma rua de Nova Delhi, estamos mais seguros que em certos lugares de nosso próprio país. É como se a paz e o respeito estivessem impregnados na atmosfera indiana, porém caótica numa desordem organizada à moda indiana.

Esta “não-violência” vivenciada pelo povo indiano tem raízes milenares, e atuam como pilares de sustentação de sua rica cultura, que já recebeu invasões árabes e se renderam à colonização inglesa durante 300 anos, mas sem abandonarem seus valores tradicionais de pelo menos 5.000 anos de existência. Estes pilares que sustentam a civilização indiana são a constituição familiar, religiosa e filosófica da Índia.

As famílias indianas têm tradições centenárias, para não dizer milenares, e conseguem preencher toda a base emocional e psicológica de cada indivíduo, criando uma corrente de bons exemplos e atitudes humanitárias, como honestidade e respeito ao próximo.

A religião e filosofia caminham juntas, e encontram no Hinduísmo, a religião de 80% dos indianos, explicações coerentes para o respeito à vida humana e a não-violência. O que culminou com a trajetória do grande pacifista mundial Mahatma Gandhi, durante a independência do país em 1947.

Dentro deste paradigma, o país consegue atingir altos índices de desenvolvimento, o que não é estagnado por problemas sociais como a violência. A Índia é atualmente a economia com o segundo crescimento mais rápido do mundo, atingindo um PIB que oscilou entre 8 e 10% nos últimos dois anos. O país é um dos maiores produtores de alimento do mundo, sendo o primeiro na produção de leite, cana-de-açúcar e chá. Produz 30 milhões de toneladas de frutas e 59 milhões de toneladas de legumes por ano.

Estes dados, fazem com que caia por água abaixo o mito da Índia como um “país miserável”, com pobreza e fome. Em velocidade muito maior que o Brasil e uma população gigante, a Índia consegue baixar seus índices de pobreza ano a ano.

E neste caminho a Índia cresce, se moderniza e mantém sua fama mundial de berço de cultura milenar, abrindo seus portões aos viajantes que buscam uma experiência rica e inovadora.

Nenhum comentário: