quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Shivaratri - A Noite de Shiva

Om Nama Shivaia


O Shivaratri – que literalmente significa Noite de Shiva - é comemorado anualmente em todos os lugares da Índia. Como a Índia segue o calendário lunar, esse ano o Shivaratri acontecerá em 05 de março.

Nessa noite, são realizadas muitas pujas – cerimônia sagrada – e entoação do mantra Om Nama Shivaia ininterruptamente durante toda a noite em devoção à Shiva.

Shiva é um dos deuses que formam a trindade hindu, junto com Brahma e Vishnu. Shiva é o deus da construção e da destruição, ou seja, da transformação, renovação.

Shivaratri comemora o casamento de Shiva com a deusa Parvati. Também, contam que é a única noite que Shiva descansa e dorme, por isso seus devotos devem ficar acordados a noite toda.
Outra passagem de Shiva, é a de seu casamento com Sati, que acaba se atirando ao fogo. Então com sua fúria, o deus desempenha sua magnífica dança Tandava, tomando a forma de Shiva Nataraja, destruindo todos os males.

Shiva é um dos deuses mais exóticos do hunduísmo. Tem o corpo coberto de cinzas, do topo de sua cabeça com cabelos longos e amarrados, surge as águas do sagrado Ganges. Ao redor de seu pescoço reside uma serpente, símbolo da kundalini, a energia espiritual da vida. Usa seu tridente sagrado no qual é amarrado o damroo ( pequena percussão). Geralmente aparece sentado sobre a pele de um leão. Vive como um asceta no monte Kailasa, Himalayas


Curiosidade do Shivaratri

No Shivaratri, os devotos de Shiva tradicionalmente preparam uma bebida chamada Bhang Lassi feita de cannabis, amêndoas e yogurte, e também um doce feito de cannabis, para atingir à elevação de Shiva.
O curioso é que em Omkareshwar essas iguarias são vendidas numa loja do governo e com muita devoção. Muitos devotos, inclusive idosos, tomam o bhang lassi. E no templo, a noite toda se houve Om Nama Shivaia numa atmosfera de elevação e intensa devoção até o amanhecer. Uma verdeira liberdade de espírito!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei as informações de seu blog...
Om nama Shivaia

Paul

Anônimo disse...

Namaste Carina, tudo bem?

Om namah Shivaya!

Adorei seu blog.

Beijo grande

Om Shanti

Camila Reitz
www.devi.com.br/formacao

Anônimo disse...

Querida amiga,

me alegro muito com estes eu blog, por favor me mantenha na lista
beijos
Maria Jose