domingo, 2 de março de 2008

Meu Primeiro Shivaratri



Todos os templos Shivaístas da Índia comemoram o Shivaratri. Meu primeiro Shivaratri, passei em OmKareshwar, no estado de Madhya Pradesh, Índia central.

É um dos importantes destinos dos peregrinos no Shivaratri. A cidade fica à beira do Rio Narmada, um rio muito sagrado, que corta a Índia ao meio. Em Omkareshwar, o Narmada forma uma ilha, chamada de OM por apresentar o formato deste símbolo sagrado. Os peregrinos rodeiam a ilha em peregrinação, parando de templo em templo.

Eu e Jyoti ( para quem ainda não sabe, meu marido, indiano) ficamos numa das caves ou cavernas que entrecortavam a grande montanha de pedra que formava essa ilha. Nossa caverna tinha porta, janela e um enorme altar de Shiva, com várias deidades.


Quem nos cedeu a chave foi um Baba, um asceta que tomava conta da mesma. A caverna pertencia a um pujari – espécie de sacerdote do hinduísmo – que a usava para seus rituais sagrados e meditações, e não a emprestava para qualquer pessoa. A sensação que tive quando nela entrei pela primeira vez, foi ouvir os mantras que ressoavam de suas paredes de pedras numa energia meditativa que me impregnava por inteira.

Queríamos vivenciar a espiritualidade e devoção à Shiva durante o Shivaratri. Lá ficamos durante 15 dias. Eram muitos e muitos os devotos que chegavam de todos os lugares. Pude observar a beira do Rio ser invadida por tendas a cada dia, até ficar completamente colorida, cheia de devotos e fumaças de fogos sagrados e incensos.

Nossa caverna também virou ponto de parada dos devotos que peregrinavam pela ilha. Com muito respeito, todos no saudavam e queriam nossas bênçãos. Eu não entendia muito o que estava acontecendo, porém, me mantinha em silêncio observando e sentindo tudo.

A emoção era tamanha que, dentro de minha barriga, senti pela primeira vez os pulinhos de nosso primeiro filho, que estava ali guardado há seis meses. E adivinha qual é o nome que demos a ele quando nasceu??? Shiva, só poderia ser!!!....hoje já com 8 anos e muita vontade de transformar tudo o que vê pela frente!!!


Adoração pela Serpente
Vi pela primeira vez a adoração por uma serpente. Estávamos sentados em frente à nossa caverna, que tinha um visual magnífico, observando os barcos que iam e vinham na travessia do rio, quando chegou um grupo de devotos cantando Om Nama Shivaia. Ao se juntarem a nós, passou por ali uma enorme serpente, que fazia seu guizado e levantava o corpo. Ela estava ali, surgiu como uma mágica, ao meio de todos.

Imediatamente todos ascendiam incensos para a cobra e saudavam Shiva com Om Nama Shivaia. Na Índia, cobra é símbolo de Shiva, traz auspiciosidade. Para o indiano, quando uma cobra atravessa em sua frente é sinal de grande transformação à caminho, com as bênçãos do Senhor Shiva. A cobra foi embora tranquilamente e satisfeita. A emoção foi tão intensa para todos, que muitos choravam, se abraçavam e o pequeno ser em minha barriga saltava como bolinha de ping-pong.

Nenhum comentário: