sábado, 22 de março de 2008

FESTIVAL DA CORES

Existem muitos festivais na Índia, diferentes para cada região. Ontem, dia 21 de março, foi comemorado no norte do país o Holi Festival, o festival das cores. Todo mundo sai na ruas jogando tinturas naturais, comemorando a conquista do bem contra o mal.O Holi tem vários significados e histórias mitológicas que o envolvem. Acontece todos os anos na lua cheia do início da primavera, que cai entre março e abril.

Uma das lendas do Holi envolve a história de Pootana, a perversa enviada pelo demônio Kansa para destruir o pequeno Krishna. Ela se transforma numa bela mulher e encontra o bebê Krishna em seu berço. A beleza da criança confunde Pootana. Encantada, esquece por alguns momentos sua função ali. Porém, após retomar suas forças malignas, amamenta Krishna com seu leite envenenado. O bebê, com sua energia divina, suga toda a energia vital da perversa Pootana, que cai no chão sem forças...

Dizem também, que as cores do Holi aplicadas no corpo, são absorvidas pelos poros e fazem muito bem para revitalizar o organismo. No aspecto social, possibilita a igualdade e fraternidade. É um belo festival que deixa a Índia ainda mais colorida!!!!
OBS: Essas fotos foram retiradas da Internet!

Um comentário:

Anônimo disse...

Feliz Holi!Atrasado, mas vale a intenção!!
Bjo. Verônica.