sábado, 15 de março de 2008

A Comida dos deuses....

Para mim, a comida indiana pode ser chamada de comida dos deuses. Desde que a experimentei pela primeira vez tive certeza que essa era a comida que eu queria comer pelo resto da minha vida!
Assim, não me restou alternativa a não ser aprender a cozinhar, já que no Brasil seria impossível encontrar uma cozinheira “indiana”.
A minha experiência com a alquimia indiana na cozinha já dura dez anos.



Dez anos de provações, aprovações e compreensão sobre as combinações de
especiarias, carro chefe da comida indiana.

Graças à comida indiana adquiri a fama de uma “boa cozinheira” e assim surgiram os almoços mensais que tenho o prazer de oferecer em minha casa.

Tem sido uma experiência fascinante observar a aceitação dos brasileiros ao paladar indiano, totalmente exótico para nós. Para cada almoço, são três dias de entrega à cozinha numa meditação e devoção de corpo e alma.

E como prometido no último almoço, aí vai a receita do prato mais votado: Kadala Curry ( Grão de Bico com coco fresco), receita típica de Kerala, estado do Jyoti, no qual a culinária é à base de coco e até o nome do estado quer dizer “terra do coco”!!! Essa aprendi com minha querida cunhada Gemma, numa fresca manhã de incursão por sua cozinha no preparo do café da manhã. É isso mesmo, esse prato serve de acompanhamento para o cuscuz de farinha de arroz com coco (puttu), um dos deliciosos e saudáveis desjejuns de Kerala.



KADALA CURRY
500g de grão de bico (deve ser colocado de molho na água na noite anterior)
1 coco seco
3 pedaços de gengibre fresco
3 canelas em pau
5 cravos da índia
1 ½ de semente de coentro
1 maço de coentro fresco
3 pimentas verdes frescas
6 grãos de pimenta-do-reino
1 galhinho de folhas de curry ( opcional) OBS: é um tempero indiano,chamado de curry pattá ou curry veiplá ( nomenclatura de Kerala)
1 colher de açafrão em pó

Modo de preparo:
- Cozinhar o grão de bico com dois pedaços de gengibre, açafrão e sal;
- com meio coco seco ralado, fazer o leite de coco batendo no liquidificador com 2 copos de água e depois coar;
- ao ralar o coco seco, deixar uns pedacinhos de coco, quadradinhos para colocar no curry (molho).
- Tostar com um pouco de óleo a canela, cravo, coentro, pimenta-do-reino, pimenta verde, ½ coco ralado, pedacinhos de coco, as folhas de curry, e um pedaço de gengibre, até dourar. Cuidado para não queimar as especiarias. O ponto de retirar do fogo é quando estiver exalando um aroma intenso;
- Triturar a mistura com o leite de coco e o coentro fresco; triturar bastante com atenção para os temperos em pau e semente, que devem estar completamente triturados;
- Misturar tudo no grão-de-bico ainda quente e ferver por cinco minutos.



3 comentários:

Anônimo disse...

Amiga,
Parabéns pelo blog. Está uma delícia e delicado feito você.
Beijo e obrigada pela receita,
Drai

Anônimo disse...

Nossa, tô sentindo o gosto daqui!!!
Acho lindo seu blog.É linda a maneira carinhosa como vc fala da Índia,desfaz muito da má impressao que a maioria das pessoas tem sobre esse país.
Bjo. Verônica.

Unknown disse...

Seu textos são como um consolo ao meu coração de mãe, pois tenho uma filha, que tá apaixonada por um indiano e ele quer se casar com ela.Você me ajudoun a esclarecer . muitas dúvidas, muito obrigada!!!