terça-feira, 1 de abril de 2008

A MULHER INDIANA


Feminilidade, sensatez, perspicácia e aceitação, considero as principais qualidades da mulher indiana.

Acho distorcida a propaganda que temos aqui sobre a discriminação às mulheres dentro da sociedade indiana. Essa discriminação existe, assim como em muitas outras sociedades.

Vejo na mulher indiana muita felicidade interior. A grande maioria tem uma vida familiar estável. Muitas já trabalham fora, principalmente nas grandes cidades. Porém, as donas-de-casa não têm nenhuma objeção quanto a sua função dentro da família, fazem com a maior dedicação.

São muito respeitadas dentro da sociedade. Minha experiência em Kerala, estado do sul da Índia, local de origem da família do Jyoti, é encontrar muitas mulheres que ditam as regras da casa. Kerala era uma sociedade matriarcal que deixou muitas heranças.


Em Kerala são apaixonadas por ouro e a grande maioria tem muitas peças. Quanto mais grossa e pesada a corrente melhor. Um passeio pelas joalherias do estado nos deixam atordoadas. São paredes e vitrines completamente douradas, lotadas de correntes, braceletes, brincos e outras peças de ouro 24 quilates. Ouro 18 quilates lá quase não tem valor, é considerado uma bijuteria.

E o governo indiano está tentando melhorar a situação das mulheres. Há poucos dias determinou uma isenção de imposto para mulheres assalariadas até certa renda. Está investindo em educação e fazendo campanhas para levar as jovens para a escola, oferecendo transporte gratuito para elas.

E há oito meses, a Índia tem sua primeira presidente mulher, que estará visitando o Brasil na semana que vem!!!!!!!

3 comentários:

Unknown disse...

Está sendo muito bom pra mim , ler seus artigos tem me ajudado muito...
além de eu gostar mito das coisas que se referem à India,eu tenho uma filha
que está apaixonada por um indiano
e eu acho que isso vai dar em casamento.Seus artigos me esclarecem muitas coisas que me deixam mais tranquila.Obrigada!!!!!!!

Unknown disse...

Tem sido muito bom pra mim particularmente, ler seus artigos além de eu me interessar muito pelos costumes e cultura da India,eu tenho uma filha que está namorando um indiano e eu acho que isso pode dar em casamento.Ler seus artigos me deixa mais tranquila.Obrigada!!!!!s

Unknown disse...

OI CARINE! DEUS ABENÇOE VOCÊ E TODA A SUA FAMÍLIA! QUE BOM LER SEU COMENTÁRIO SOBRE A INDIA! POIS ACABO DE LER ALGO A RESPEITO DESTE PAÍS SOBRE MULHERES E CRIANÇAS E CONFESSO QUE FIQUEI ARRASADA![:(] POIS AMO ESTE PAÍS TAMBÉM! AMEI O SEU BLOGG