quarta-feira, 23 de abril de 2008

Em busca das especiarias


Com a fama de “God´s own Country” ou “terra de Deus” o turismo de Kerala se espalhou pelo mundo, e hoje atinge o décimo local mais procurado pelo viajante de todos os locais do planeta.

Um pequeno braço de terra, espremido pelo Mar Arábico em sua costa leste, e pelas montanhas de plantações de chás e especiarias ao oeste e norte, possui 25% de todas as espécies da Índia. No extremo sul do estado, fica Kanya Kumari, cidade famosa pelo encontro dos três oceanos: Mar Arábico, oceano Índico e Pacífico.

E foi graças às famosas especiarias do oriente, tão cobiçadas por europeus e árabes desde o século 3 A.c, que Kerala tornou-se o centro comercial da Índia. O Rei Salomão foi um dos primeiros a estabelecer o comércio com Kerala. Depois vieram os árabes e judeus.Com a chegada de Vasco da Gama em 1498 e a descoberta do Caminho para as Índias, intensificou-se a comercialização das especiarias.Sua tripulação chegou em Calicut, ao norte de Kerala e marcou o início de uma nova era dentro das trocas mundiais.



Um paraíso tropical para os portugueses, Kerala tornou-se mais do que apenas uma fonte de especiarias. Sua diversidade de espécies ampliou as possibilidades de comércio aos lusitanos. Ao contrário do que aconteceu no Brasil, os portugueses não conseguiram estabelecer uma colônia em Kerala, porém dominaram o comércio e seus portos.

E dois anos mais tarde, em 1.500, a embarcação de Pedro Álvares Cabral, ao seguir a rota das especiarias, misteriosamente mudou de direção e chegou numa terra estranha, que parecia ser a Índia, ou melhor, Kerala. Por isso chamaram os nativos de índios. Só que mais tarde concluíram que não era a terra dos indianos, mas outro paraíso tropical, que nomearam de Brasil.

Esta “pequena” mudança na rota de Cabral, proporcionou uma intensa troca de culturas nativas entre estes dois paraísos tropicais. Não existiria lugar melhor do que o Brasil, para crescer as grandes mangueiras e jaqueiras de Kerala. Assim, a jaca, manga, espécies de bananas, pimentas, gengibre e especiarias foram trazidos de lá para cá. E do Brasil partiu o cajueiro, a mandioca, o mamão e abacaxi.

Este encontro histórico com o Brasil, num primeiro olhar nos traz uma atmosfera familiar, que se desfaz ao conhecermos um pouco mais a tradição cultural dos Malayalis...

Que estarei revelando aqui...passo a passo....

3 comentários:

Anônimo disse...

Adoro as fotos que voce coloca nas suas postagens.São muito lindas!!!
Essa das especiarias dá até para sentir o gosto delas.
Bjo. Verônica.

Unknown disse...

acho lindas as fotos que você posta em seu blog , eu tenho um namorado indiano , ele é de Kerala .vamos nos casar , e os seus artigos me esclarecem muitas dúvidas ...nallathu !...
meu email é : thamycris77@gmail.com ... gostaria de conversar com você melhor... bjus
by: Thamires Lisboa

Unknown disse...

Maravilhoso seu blogg!
Muito bom saber mais sobre a Índia
pois pretendo viajar para Kerala brevemente, tenho certeza que será uma experiência incrível.
bjs!!!!E parabéns seus artigos são de
muito bom gosto,e muito equilibrado.