quinta-feira, 10 de abril de 2008

KERALA: A TERRA DOS DEUSES E COQUEIROS

A Índia é um destino surpreendente e que nos oferece experiências fascinantes. Parece um livro antigo e muito colorido, que nos conta uma história de 5.000 anos, e que traz em cada página uma surpresa, jamais vivenciada antes por nós.

Uma das regiões pouco conhecida pelos brasileiros é o estado de Kerala, um paraíso tropical ao sudoeste do país. Se comparado com o Brasil, seria nosso nordeste brasileiro, com coqueiros, praias e gente alegre, só que completado pela cultura e misticismo indiano, o que o torna um ponto peculiar na face da Terra.

Em Kerala, os palácios suntuosos do norte da Índia, foram trocados por grandes tradições artísticas, quase que monumentos, como a dança-teatro Kathakali e Kutiyattam.

Neste pequeno estado, o verde da natureza se mistura a uma cultura própria, com sabedoria e práticas milenares, onde as pessoas conseguem harmonizar o muito antigo e o moderno, sem perder sua beleza original.

O sábio guerreiro Parasurama, considerado a sexta encarnação de Vishnu, o Deus da Conservação, após destruir o reinado dos Kshatryas, formou uma assembléia entre os homens sábios, pedindo para que sua alma fosse libertada das ações maléficas que havia praticado em suas conquistas. Aconselhado pelos Bhramins (sacerdotes hindus), iniciou sua penitência em Gokarna, lá onde o mundo terminava.

Perturbado pelo barulho de Varuna, o Deus dos Mares, e Bhumidevi, a Deusa da Terra, seguiu caminho até Kanya Kumari, no extremo sul do continente. Lá atirou seu machado de guerra em direção ao mar, que afundou nas profundezas, emergindo uma terra próspera e rica em natureza, que nomearam Terra de Parasurama, conhecida também por Kerala.

Exuberante por natureza, Kerala significa em Malayalam, língua local, “terra do coqueiro”. Ao chegar em Kerala, atravessando sua fronteira ao norte com o estado de Karnataka, ou ao oeste com o estado de Tamil Nadu, o que impressiona à primeira vista é a suntuosidade dos coqueiros.

Da janela do trem ou avião, a sensação é que estamos entrando num coqueiral infinito e que só de coco vivem todos por lá. E depois até descobrimos que é um pouco assim mesmo, pois o coco impera na culinária, nos tratamentos de cabelo e pele e no artesanato local.

Saiba mais sobre Kerala em breve!!!!

Nenhum comentário: